Escola de Enfermagem da Católica no Porto promove sessão de acolhimento aos novos estudantes

Terça-feira, Setembro 14, 2021 - 14:29

A primeira sessão de acolhimento aos novos estudantes de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Católica no Porto, decorreu a 10 de setembro, com início às 9h30 horas, no Auditório Carvalho Guerra.

Auditório com os alunos

Isabel Braga da Cruz, presidente da Católica no Porto, começou por saudar de forma especial todos os novos estudantes, felicitando a acesso ao Ensino Superior: “A entrada numa faculdade assemelha-se à chegada a um cais. Um cais de embarque! Esperamos que cada um encontre na Católica uma viagem e um caminho que vos leve a fazer a diferença. Não só enquanto profissionais, mas, também, enquanto pessoas.” Isabel Braga da Cruz destacou também a “política de proximidade e de inclusão” que tão bem caracteriza a Universidade Católica. “A Universidade Católica conseguiu assumir-se como uma das mais destacadas universidades portuguesas, pautada pela qualidade de ensino e de investigação que oferece”, concluiu.

Seguiu-se a intervenção da diretora da Escola de Enfermagem do Porto que começou por referir que os novos estudantes “não estão só a entrar no curso de Enfermagem, mas, também, a entrar na Universidade Católica Portuguesa” e garantiu que “nenhum aluno será o mesmo daqui a 4 anos, porque o curso de enfermagem transforma para a vida toda”. Margarida Vieira desafiou todos os estudantes a dar o seu melhor com empenho e criatividade, referindo que “a Católica é muito exigente com os estudantes, para que os seus diplomados sejam os melhores enfermeiros”, lembrando que, de acordo com estatísticas oficiais, não há atualmente desempregados entre os seus diplomados.

A sessão continuou com uma entrega de prémios de mérito específico: O Prémio SPHE – Sociedade Portuguesa de História de Enfermagem foi entregue por Carlos Lousada Subtil e atribuído a Marisa Pinto da Silva, detentora da melhor classificação na Unidade Curricular de História da Enfermagem e da Assistência da Licenciatura em Enfermagem no ano letivo de 19/20. O Prémio D. Teresa de Jesus Gomes Pinto de Oliveira – Venerável Ordem Terceira de S. Francisco foi entregue por João Paulo Lencastre e foi atribuído a Karene Hereny por ter tido a melhor classificação na Unidade Curricular de Deontologia Profissional da Licenciatura em Enfermagem no ano letivo de 19/20.

Depois da entrega de prémios seguiu-se a apresentação do curso, conduzida por Armando Almeida, coordenador da Licenciatura em Enfermagem, onde foram apresentados vários docentes, bem como outras informações sobre a licenciatura e sobre a vida no campus e, por fim, decorreu uma inovadora e dinâmica Ted Nursing, liderada pelos docentes Tânia Costa, Pedro Melo e Paulo Alves.

Aos novos estudantes foi proporcionada ainda uma visita ao campus e um almoço de acolhimento, atividades promovidas pela Associação de Estudantes.

A Sessão de Acolhimento decorreu em linha com as orientações das autoridades nacionais e internacionais face ao contexto de pandemia.