No âmbito da Unidade Curricular de Criatividade e Inovação, os estudantes do 1º ano da Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem (Porto), da Universidade Católica Portuguesa apresentaram, no dia 5 de dezembro, os seus projetos inovadores que refletem a aplicação de pensamento criativo aos desafios da área da saúde.
Este seminário, destacou-se pela entrega de prémios a três propostas de projetos inovadores, os premiados foram:
“ZeroFalls"
Desenvolvido para prevenir quedas no domicílio, este projeto pretende empoderar as pessoas mais idosas através de um programa televisivo que apresenta exercícios guiados para aumentar a força e a estabilidade.
BrightAging
Focado na melhoria da qualidade de vida dos idosos, o projeto apresentou estratégias integradas que combinam ferramentas digitais e práticas personalizadas de saúde, incentivando um envelhecimento ativo e saudável.
"WashFlow"
Reconhecendo a importância da higienização das mãos no combate à transmissão de infeções, os criadores de "WashFlow" propuseram uma estratégia criativa que se concerne em ferramentas de gaming acessíveis a todos os contextos que visam melhorar a higienização das mãos da população.
Para além da apresentação dos projetos, este seminário, contou com duas palestras de especialistas internacionais que enriqueceram a discussão sobre o empreendedorismo e a inovação na enfermagem.
A professora Marta Pereira da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo, que apresentou o tema "Empreendedorismo e inovação na Enfermagem: para além da universidade", abordando como a criatividade pode transcender o ambiente académico e gerar soluções transformadoras na prática profissional.
Já a professora Carla Teixeira, também da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, abordou o tema “Empreendedorismo e inovação em Enfermagem na prática", enfatizando estratégias para implementar ideias inovadoras diretamente nos cuidados de saúde. Ambas as Ambas as intervenções destacaram a importância de formar enfermeiros empreendedores, capazes de impulsionar avanços na enfermagem.
O sucesso deste seminário reflete a missão da Escola de Enfermagem em fomentar a excelência acadêmica e prática, preparando os seus alunos para os desafios do futuro na área da saúde.