A promoção da saúde em contexto escolar, os cuidados personalizados à pessoa em ambiente hospitalar e a importância da interdisciplinaridade no exercício da profissão de Enfermagem foram alguns dos temas partilhados pelos estudantes do 4º ano da Licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem (Porto) no Seminário de Ensino Clínico 10 – Intervenção na Comunidade (EC10) e Ensino Clínico 11 –Enfermagem Integral (EC11). No final da sessão foram entregues menções às três melhores comunicações orais e aos três melhores pósteres apresentados.
O Seminário de Ensino Clínico 10 – Intervenção na Comunidade (EC10) e Ensino Clínico 11 –Enfermagem Integral (EC11), que decorreu nos dias 8, 9 e 10 de janeiro, teve como objetivo a apresentação dos trabalhos dos estudantes nos diferentes contextos clínicos, promovendo a troca de experiências e o desenvolvimento do conhecimento entre os futuros enfermeiros. Estudantes e docentes estiveram reunidos para partilhar e refletir sobre as práticas e aprendizagens no contexto da enfermagem.
O EC10 destaca-se pela sua abordagem prática à saúde em contexto de comunidade. Durante o 1º semestre, os estudantes estiveram envolvidos em projetos dirigidos à comunidade, desenvolvendo atividades baseadas nas necessidades de saúde da população. Nestas intervenções tiveram a oportunidade de trabalhar em estreita colaboração com parceiros e entidades responsáveis pelos projetos, com especial atenção à avaliação multidisciplinar da população. As iniciativas foram desenvolvidas em diferentes contextos de intervenção, nomeadamente em escolas, Unidades de Cuidados na Comunidade (UCC) e no Centro de Enfermagem da Católica (CEC).
Por sua vez, o EC 11 permitiu aos estudantes consolidar competências integrais na prática de enfermagem. Esta etapa, desenvolvida em unidades de saúde diferenciadas, escolhidas pelos estudantes, teve como foco a aquisição progressiva das competências essenciais à prática autónoma e responsável da profissão.
Comunicações Orais
- “Stress: Prevenção e Cuidados”| Ana Rita Monte, Catarina Barcelos, Clara Pinto e Mariana Babo
“Enfermeiro escolar: intervenções numa comunidade” | Ana Alvares
“Intervenções de Enfermagem na Prevenção e Tratamento da Mucosite Oral na Pessoa com Doença Hemato-Oncológica submetida a Quimioterapia – ScopingReview” | Ana Peixoto, Cátia Pinto, Francisco Silva
Pósteres científicos
- “O Papel do Enfermeiro na Gestão da Diabetes Mellitus Tipo 1 em Contexto Escolar: Revisão Sistemática” | Lívia dos Reis, Joana Ferreira e Ana Silva
- “Cuidados de Enfermagem na Prevenção da Trombose Venosa Profunda no Periodo Pós-Operatório: Scoping Review” | Beatriz Cubal, Hugo Ferreira e Rubina Luz
- “Intervenções de Enfermagem no cuidado à pessoa em situação crítica com Cateter Venoso Central (CVC): Scoping Review” | Francisca Pereira, Joana Ramos, Bárbara Fernandes e Liliana Monteiro
Esta iniciativa permitiu reforçar o compromisso que a Escola de Enfermagem assume em promover uma formação de excelência, integrando a teoria e a prática em prol do desenvolvimento de profissionais capacitados para responder às necessidades da sociedade com competência, empatia e criatividade.