Fotografia de Alessio Melo

Alessio Melo

Enfermeiro
Hospital CUF Porto
Licenciatura em Enfermagem

Na Universidade Católica Portuguesa consegui realizar o meu sonho, ser enfermeiro.

A escolha desta Instituição motivou-se pelo ensino de excelência, bem como o prestígio por parte do corpo docente. Ao longo dos quatro anos de estudo, foram vastos os conhecimentos técnicos e científicos que me foram ensinados por partes dos professores, os quais mantinham um acompanhamento constante aos seus alunos.

Paralelamente aos conhecimentos adquiridos, as oportunidades proporcionadas para os diferentes e conceituados locais de estágio, também foram um fator de relevo para o sucesso do meu percurso académico, pois sempre tive orientação, supervisão e motivação.

Posso dizer que não existiu apenas uma relação aluno-professor, mas sim, que foi criado um vínculo de disponibilidade e cooperação para o futuro, pois os valores que me foram transmitidos ainda hoje me acompanham.

Graças a todos os fatores supramencionados, hoje encontro-me a trabalhar como Enfermeiro no Atendimento Permanente do Hospital CUF Porto.

Testemunho - Ana Maia

Ana Maia

Enfermeira
Hospital Pedro Hispano
Licenciatura em Enfermagem

O ensino de Enfermagem na Católica destaca-se por promover uma prática clínica com base na evidência científica e pela equipa docente que sempre motivou e apoiou o meu desenvolvimento. Os ensinos clínicos permitem conhecer e atuar em diferentes contextos, nos quais os enfermeiros fazem toda a diferença na qualidade de vida da pessoa/população. Para além da formação académica que me preparou para iniciar esta profissão, a licenciatura em Enfermagem foi promotora de um enorme crescimento pessoal.
Fotografia de Ana Sofia Marques

Ana Sofia Marques

Estudante finalista do 4º ano
Licenciatura em Enfermagem

No decorrer da licenciatura em Enfermagem na Universidade Católica Portuguesa no Porto, é dada a oportunidade de realizar estágios em diferentes contextos clínicos. No entanto, o estágio que exigiu e me marcou mais, tanto a nivel profissional como pessoal, foi o Ensino Clínico 7 – Cuidados à Criança e Adolescente, realizado no 3º ano da licenciatura.

Este período de aprendizagem foi revelador para mim, ao evidenciar a singularidade e a responsabilidade inerentes à profissão. Ao lidar com a vulnerabilidade de cada criança, compreendi o quão essencial é o nosso papel no processo de recuperação das mesmas. A experiência de acompanhar crianças e adolescentes em momentos delicados da sua saúde mostrou-me que, para além das aprendizagens técnicas e do conhecimento adquirido a partir da complexidade dos casos clínicos, o maior ensinamento foi observar a extraordinária resiliência, força interior e capacidade de adaptação que as mesmas demonstravam face às suas condições.
Cada progresso que ajudávamos a alcançar, por mais pequeno que fosse, representava uma mudança significativa nas suas vidas. A gratidão expressa em pequenos gestos ou olhares reforçava, a cada dia, a importância do nosso trabalho e o impacto positivo que podemos ter na vida das crianças e das suas famílias.

Este estágio contribuiu de forma significativa para o meu crescimento, a nivel pessoal e profissional.

Estou imensamente grata por todas as oportunidades que a Universidade Católica Portuguesa me proporcionou ao longo deste percurso.

Fotografia de Bruno Brandão

Bruno Brandão

Estudante
Licenciatura em Enfermagem

A Licenciatura em Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa destaca-se das restantes licenciaturas. A componente prática, surge no primeiro ano juntamente com a componente teórica permitindo aos alunos consolidarem os seus conhecimentos.

A disponibilidade e assistência dos professores e de todos os profissionais que incorporam a equipa do ICS proporcionam aos estudantes uma formação de excelência, permitindo a formação de enfermeiros exímios.

Deste modo, considero que a licenciatura de enfermagem da católica é local mais indicado para aprenderes a verdadeira essência da enfermagem.

“Ser enfermeiro é colorir a vida de alguém sem usar lápis de cor.” Vizleide Alves Vieira.
Fotografia de Daniela Campos

Daniela Campos

Enfermeira
SNS 24
Licenciatura em Enfermagem

Escolhi a Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa pelo seu plano curricular.

Após esta jornada, considero que tomei uma escolha acertada e ponderada em me candidatar a este curso, identificando-me com os valores transmitidos.

Foi um processo de metamorfose, onde cresci como pessoa e como profissional.

A UCP foi a minha casa e o meu auxílio. A UCP permitiu me refletir sobre quem quero ser como "gente que cuida de gente". Foi o meu colo durante o meu percurso que, nem sempre foi fácil, mas onde me foi dada a mão para nunca desistir.

Hoje, agradeço toda a bagagem que me foi passada e, mesmo sabendo o quanto que necessito de crescer, estarei eternamente grata pelo tanto que me foi ensinado.
Fotografia de Daniela Fonseca

Daniela Fonseca

Estudante
Licenciatura em Enfermagem

Escolher a Licenciatura em Enfermagem no Instituto de Ciências da Saúde (Porto) da Universidade Católica Portuguesa é escolher o prestígio, é escolher a elevada taxa de empregabilidade, é escolher a prática aliada aos conteúdos teóricos e é escolher um ensino personalizado com docentes extremamente próximos dos alunos. Estes 4 anos de licenciatura foram propulsores de muito crescimento a nível académico, a nível profissional, a nível pessoal e, por tudo isto, tenho a certeza de que a escolha que tomei em 2018 foi a mais acertada.
Testemunho - Inês Pires Moreira

Inês Pires Moreira

Presidente Associação Estudantes ICS
Licenciatura em Enfermagem

Estudar Enfermagem na Católica é estarmos continuamente encantados com todas as aprendizagens e vivências com que somos confrontados ao longo do ano letivo.

O ICS proporciona-nos toda a disponibilidade de permanecer nos laboratórios de enfermagem, aquando as aulas e fora delas para que possamos adquirir novas competências profissionais para aquilo que entendo ser uma exímia enfermeira.

Enfrentamos um ano atípico com alterações que não esperava, mas mesmo assim a coordenação da licenciatura de enfermagem conseguiu dar novas formas à componente curricular de forma a que conseguíssemos continuar a progredir mesmo com todas as vicissitudes que se vive na saúde do nosso país. 

Foi a escola que escolhi para a minha formação, que apesar de ir a meio do meu percurso, sei com toda a convicção que foi sempre a minha melhor escolha.

“Um dia quando olhares para trás verás que os dias mais belos foram aqueles que lutaste”- Freud 

fotografia de Joana Moutinho

Joana Moutinho

Estudante
Licenciatura em Enfermagem

A minha escolha pelo curso de Licenciatura em Enfermagem, do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) no Porto, da Universidade Católica Portuguesa, recaiu sobre o prestígio, as elevadas taxas de empregabilidade e ainda a excelência do corpo docente.

Fazendo um balanço do meu percurso, emerge de mim um misto de sentimentos, como a saudade, o encantamento e a resiliência.

Estou convicta que no ICS, cada um de nós é muito mais que um estudante, somos parte integrante da casa, a Nossa segunda Casa. Seja pelo espírito académico vivido, pela dedicação dos Professores ou pela diversidade de atividades recreativas possíveis de realizar no Campus. O ICS, primando pela excelência, incentiva os estudantes a irem mais além, recompensando-os com sistemas de bolsas.

Em cada ensino clínico, cruzamo-nos diariamente com antigos alunos da Escola de Enfermagem, que permanecem com o mesmo brilho nos olhos, como no primeiro dia de aulas.

Acredito piamente que esta foi a melhor decisão que poderia ter tomado. Estando perto de concluir a licenciatura, não sei para onde vou, apenas sei que a Católica irá sempre comigo.
Joana Silva

Joana Silva

Enfermeira
Licenciatura em Enfermagem

Foram 4 anos de muita dedicação e empenho que me permitiram realizar um sonho. Estudar Enfermagem na Universidade Católica Portuguesa teve um enorme contributo para a minha formação integral. Estou grata por todas as experiências proporcionadas ao estudar na instituição que, além de me preparem para os desafios profissionais, também contribuíram para o meu autoconhecimento.

Fotografia de Leonor Lopes

Leonor Lopes

Estudante
Licenciatura em Enfermagem

Escolher a Universidade Católica como centro de formação foi, sem dúvida, a minha melhor escolha. Foi lá que encontrei todas as condições para um percurso de sucesso na carreira de Enfermagem e só posso agradecer a todos os docentes pela presença e dedicação ao longo destes 3 anos.

Esta é uma Universidade que se destaca pela prática clínica baseada na evidência científica logo desde o primeiro ano e pelo tão precoce contacto com a realidade que é Enfermagem.

Daqui a um ano, direi orgulhosamente que sou licenciada em Enfermagem pela Universidade Católica Portuguesa. Hoje, digo que é com orgulho que integro esta escola de excelência.
Testemunho - Luciana Brandão da Silva Roque Mendes

Luciana Brandão da Silva Roque Mendes

Enfermeira
Colégio Luso-Francês e Linha SNS24
Licenciatura de Enfermagem

A Licenciatura em Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa permitiu-me adquirir competências tanto a nível pessoal como profissional. Aquilo que mais destaco no curso prende-se com o facto de os alunos terem contacto com uma prática clínica baseada na evidência científica desde o 1º ano, assim como, a dedicação, proximidade e apoio por parte da equipa docente. 
Fotografia de Maria Inês Barros

Maria Inês Barros

Estudante finalista do 4º an
Licenciatura em Enfermagem

Durante todo o meu percurso na Universidade Católica Portuguesa do Porto tive a oportunidade de integrar vários locais de estágio, todos estes imprescindíveis para a minha formação. No entanto, recordo-me especialmente do Ensino Clínico 3- Cuidados à Pessoa com Doença Crónica, realizado no 2º ano da licenciatura. Foi, para mim, o ensino clínico mais desafiador e, ao mesmo tempo, um dos mais bonitos.

Este ensino clínico marcou o meu primeiro contacto com o ambiente hospitalar e o que mais me desafiou foi a necessidade de gerir as minhas próprias emoções face a prognósticos difíceis e outras adversidades inerentes à prática de Enfermagem. Erradamente, pensava que estas situações não deveriam ter um peso tão significativo para mim e, que talvez, não fosse capaz desta gestão. No entanto, foi neste contexto que aprendi a importância de sermos sensíveis à dor do próximo, de termos empatia. São estas emoções que nos tornam humanos e melhores Enfermeiros.

Os desafios enfrentados e todas as experiências vividas tornaram-se marcantes e cruciais, não só para o meu crescimento académico, mas também para o meu crescimento pessoal.

Sinto-me imensamente grata por todas as oportunidades de aprendizagem que me foram proporcionadas, e tenho plena convicção de que as mesmas serão valiosas para o meu futuro como Enfermeira.

Fotografia de Marisa Tatiana de Sousa Duarte

Marisa Tatiana de Sousa Duarte

Estudante finalista do 4º ano
Licenciatura em Enfermagem

O meu percurso na Universidade Católica Portuguesa do Porto, enquanto estudante do Curso de Licenciatura em Enfermagem, foi uma experiência transformadora e enriquecedora. Desde o primeiro ano, tive a oportunidade de realizar ensinos clínicos que me permitiram contactar diretamente com a prática clínica, podendo aplicar os conhecimentos teóricos em contextos reais, criando uma aprendizagem mais profunda e integrada.

Ao longo destes 4 anos, considero que desenvolvi importantes competências técnicas e científicas, dado que o plano de estudos bem estruturado e os recursos pedagógicos de excelência da Universidade Católica Portuguesa do Porto promoveram a aquisição de habilidades e conhecimentos específicos, tais como o conhecimento científico necessário para a prática de enfermagem baseada na evidência.

Por outro lado, para além do crescimento académico e profissional, este curso promoveu o meu desenvolvimento pessoal, uma vez que os desafios enfrentados e as experiências vividas ao longo deste período contribuíram significativamente para a minha maturidade, resiliência e capacidade de trabalhar em equipa.

Assim sendo, a Licenciatura em Enfermagem na Universidade Católica Portuguesa do Porto foi uma experiência que promoveu o meu crescimento em múltiplas dimensões, estando grata por todas as oportunidades que me fizeram adquirir diversas competências, que certamente me ajudarão a enfrentar os desafios futuros na minha carreira de enfermagem.

Testemunho - Marta Gomes

Marta Gomes

Enfermeira
Licenciatura em Enfermagem

Escolhi estudar enfermagem na Católica pela componente prática que temos a acompanhar a parte teórica desde o primeiro ano uma vez que considero um ganho enorme na aprendizagem que é feita ao longo da licenciatura.

O curso de enfermagem na Católica, para além de me fornecer os conhecimentos práticos e teóricos, também me permite crescer enquanto pessoa.

Considero que a Universidade Católica Portuguesa possui um ensino com extrema qualidade que permite formar estudantes de forma a serem excelentes profissionais.

Fotografia de Rebeca Patrício

Rebeca Patrício

Estudante
Licenciatura em Enfermagem

Sempre soube que queria seguir um curso que contribuísse para o meu desenvolvimento pessoal e que trouxesse sentido à minha vida e senti que a enfermagem seria a escolha certa.

Estudar enfermagem é algo muito especial e ambicioso. É um processo contínuo, que exige muito estudo e esforço, mas é, verdadeiramente, gratificante cuidar de alguém e sentir que fazemos a diferença na sua vida e na dos que a rodeiam.

Claro que para sermos bons enfermeiros, necessitamos não só de possuir conhecimentos e habilidades, como também outras competências – comunicação, reflexão, empatia, respeito e outras - que nos permitem ver a pessoa de forma holística e dar resposta às suas necessidades de forma individualizada. A universidade Católica, e os seus docentes, dão-nos todas as ferramentas para que sejamos bem-sucedidos!

Contactos

Candidaturas

E-mail: candidaturas.porto@ucp.pt

Tel: 939 450 000/12

 

Universidade Católica Portuguesa – Campus Porto
Rua Diogo Botelho, 1327
4169-005 Porto