Estudantes finalistas de Enfermagem em “experiência de grande valor” no Colégio da Nossa Senhora da Paz

Quinta-feira, Julho 11, 2024 - 12:18

Lígia Guedes e Ana Gonçalves, estudantes finalistas da licenciatura em Enfermagem da Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa, desenvolveram diversas atividades de promoção de saúde em diversas faixas etárias no Colégio Nossa Senhora da Paz, no Porto. Estas atividades visaram promover hábitos de saúde saudáveis, onde foram abordados temas como a alimentação e a hidratação; exercício físico; sono e repouso; higiene corporal; consumo de substâncias e saúde mental.

A promoção do conhecimento, da capacitação e dos cuidados de Enfermagem na comunidade escolar são os grandes objetivos do protocolo de colaboração assinado pela Escola de Enfermagem (Porto) e pelo Colégio Nossa Senhora da Paz. Uma parceria que se tem vindo a materializar em diferentes ações e iniciativas que visam o aumento da literacia em saúde da comunidade escolar. O Colégio tem recebido estudantes finalistas no âmbito da unidade curricular Ensino Clínico 10 – Intervenção na Comunidade, em estreita colaboração com os projetos do Centro de Enfermagem da Católica (CEC) e com o Serviço de Enfermagem da entidade parceira.

Sob a tutoria da Enf. Cátia Costa, enfermeira do Colégio, Lígia Guedes e Ana Gonçalves afirmam que o estágio “foi de extrema importância para o nosso percurso académico, pois permitiu-nos adquirir conhecimentos sólidos em Enfermagem Comunitária em contexto escolar, bem como compreender o papel crucial desempenhado pelo enfermeiro escolar neste âmbito”.

“(…) um enorme privilégio e uma experiência de grande valor”.

Para as estudantes finalistas, “a partilha de conhecimentos, sugestões e ‘feedback’ por parte do professor João Amado e da enfermeira Cátia Costa, aliada ao seu incentivo à reflexão crítica sobre o meio comunitário, foi sem dúvida crucial para o nosso crescimento. Essa abordagem permitiu-nos desenvolver uma visão holística da comunidade, avaliando o seu contexto, características e necessidades, com o objetivo de responder de forma mais adequada e eficaz”.

Termos a oportunidade de realizar o nosso EC neste contexto foi um enorme privilégio e uma experiência de grande valor. O facto de estarmos alocadas a uma escola, permitiu-nos estabelecer relações muito fortes com toda a comunidade escolar e contribuir para o aumento da sua literacia em saúde. Este colégio tornou-se um lar para nós ao longo destes meses e ficará para sempre gravado nas nossas memórias como um lugar onde fomos verdadeiramente felizes e autênticas. E, na verdade, a enfermagem também é isso, é sermos a melhor versão de nós mesmos para conseguirmos prestar cuidados de qualidade aos outros”, concluem as estudantes.

Na perspetiva da Enfermeira do colégio “esta parceria e a operacionalização deste estágio tem um impacto significativo na comunidade educativa pois permite um maior alcance das ações desenvolvidas pelo Serviço de Enfermagem”.

A presença diária de um enfermeiro não é uma realidade comum nas escolas e, por isso, é de “extrema importância esta parceria para que os futuros enfermeiros que passam pelo Colégio Nossa Senhora da Paz possam perceber as vantagens desta presença na identificação de necessidades reais da comunidade escolar e na atuação prioritária e personalizada que daí advém”. No caso concreto das estudantes Ana e Lígia, a “marca deixada no colégio foi muito positiva pois rapidamente conseguiram perceber a importância do Enfermeiro Escolar e o seu papel fundamental na promoção da saúde e do bem-estar dos alunos e restante comunidade educativa”.

A enfermeira Cátia resume esta parceria "como extremamente importante no seu desenvolvimento pessoal e profissional pela troca de conhecimentos e formação contínua que permite".

Colégio da Nossa Senhora da Paz - noticia 1
Colégio da Nossa Senhora da Paz - noticia 2

O Prof. Doutor João Neves Amado, regente do “Ensino Clínico 10 – Intervenção na Comunidade” reforça que este contexto, em articulação com os projetos em curso no Centro de Enfermagem da Católica, tem vindo a demonstrar os benefícios de uma intervenção prolongada, continuada no tempo, de caráter preventivo e de promoção da saúde. A intervenção no Colégio da Paz possibilita aos estudantes o desenvolvimento de competências transversais, específicas, académicas e profissionais para além de possibilitar o seu crescimento não só enquanto enfermeiros, mas também na sua integralidade nas múltiplas dimensões da pessoa. O docente salienta ainda que a excelente capacidade de articulação é evidente e que se torna um exemplo de excelência da importância da integração dos enfermeiros na escola! Complementarmente, a presença da direção e da enfermeira nas atividades da própria Escola de Enfermagem (Porto) da UCP é sempre exaltada pelos docentes e estudantes como favorecedora da enorme responsabilidade e possibilidade de intervenção dos enfermeiros fora do contexto (direto) de doença. Neste sentido, para o próximo ano letivo, estão já a ser estudadas novas formas de reforçar a colaboração entre as duas instituições.