Estudantes de Enfermagem em mobilidade internacional na Universidade Católica de Zagreb

Segunda-feira, Outubro 7, 2024 - 12:02

Três estudantes de Enfermagem da Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa estão a viver uma experiência de mobilidade internacional em Zagreb, na Croácia, no âmbito do programa Erasmus. Constança Penteado, Ariana Baía e Leonor Pereira, estudantes do quarto ano da licenciatura, estão durante o primeiro semestre do ano letivo de 24/25 na Universidade Católica de Zagreb a viver uma experiência muito marcante que promete contribuir para o “desenvolvimento de competências interculturais e académicas.” Tânia Costa, coordenadora de Mobilidade e Relações Internacionais da Escola, explica também que os programas de mobilidade reforçam o “compromisso que a Escola de Enfermagem (Porto) assume com a formação de enfermeiros globalmente qualificados”

“Fomos recebidas de braços abertos por parte da Universidade Católica de Zagreb desde o primeiro dia, mostrando-se recetivos e dispostos a ajudar-nos sempre que necessário. Numa fase inicial, conhecemos a Universidade Católica de Zagreb, bem como o pessoal docente e não docente. Participámos em atividades organizadas pela nossa Erasmus Buddy, e ainda tivemos a oportunidade de conhecer os restantes alunos de Erasmus acolhidos pela Universidade no presente semestre letivo”, partilham.

Neste momento, as três estudantes encontram-se também a ter Ensino Clínico no Clinical Hospital Dubrava. Uma experiência muito completa que está a deixar as estudantes “extremamente felizes e entusiasmadas”. “Ao longo da mobilidade têm surgido diversas oportunidades de aprendizagem, bem como algumas barreiras que facilmente são superadas com todo o apoio prestado por parte da Universidade e Hospital”, concluem.

Fotografia de Grupo