Última Aula de João Costa Amado sobre Cuidar do Cuidar

Sexta-feira, Outubro 18, 2024 - 12:11

“Saúde Comunitária: Cuidar do cuidar – Da pré-conceção ao post mortem: o curso de um percurso” foi o tema escolhido por João Costa Amado, docente da Universidade Católica Portuguesa, para a sua última aula que se realizou a 16 de outubro no Auditório Carvalho Guerra, na Universidade Católica Portuguesa no Porto.

Num ambiente descontraído, mas de reflexão, João Neves Amado, também docente da Universidade Católica Portuguesa, fez a abertura do evento destacando os principais momentos profissionais e pessoais do homenageado.

Ao longo da aula, João Costa Amado falou sobre o cuidar do cuidar e da atividade docente que desenvolveu fora e, em particular, na Universidade Católica Portuguesa.

Profissionalmente, foi para os alunos que vivi, com os colegas da instituição onde trabalhei: os da Saúde Comunitária e os do antigo Instituto de Ciências da Saúde, agora Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem e Escola de Enfermagem (Porto). Todos: superiores, pares [“iguais”], quaisquer outros funcionários, licenciados ou não, qualificados ou indiferenciados.” No final da aula deixou uma reflexão: “Cuidar do cuidar, quer centralizar-nos, umbilicar-nos pois, no eixo da vida: porque eu sou porque somos.

Entre os presentes estiveram Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa, além de colegas, amigos, família e antigos alunos que se juntaram para homenagear tanto a vida como a carreira profissional do docente.

O momento foi marcado por um sentimento de reencontro e celebração, onde João Costa Amado sentiu a gratidão de estar entre aqueles que, ao longo da sua vida, o acompanharam e partilharam os compromissos e desafios da vida. Este momento não foi apenas uma última aula, mas também uma oportunidade de refletir sobre o cuidar, enfatizando o percurso de uma vida.

Fotografias - Última Aula de João Costa Amado sobre Cuidar do Cuidar