Sessão de abertura dos novos mestrados em Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa

Segunda-feira, Setembro 22, 2025 - 12:11

Mais de 70 estudantes, em Lisboa e no Porto, participaram na sessão de abertura conjunta dos novos mestrados em Enfermagem promovidos pelas Escolas de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa.

Na abertura, Amélia Simões Figueiredo, diretora da Escola de Enfermagem de Lisboa, felicitou os estudantes que agora iniciam o seu percurso académico. Seguiu-se a intervenção de Ana Fonseca, presidente do Conselho de Enfermagem da Ordem dos Enfermeiros, que destacou a relevância dos enfermeiros especialistas e reforçou a valorização do grau de mestre em Enfermagem.

Os coordenadores dos ciclos de estudos também marcaram presença, sublinhando os objetivos e a missão de cada programa: Isabel Quelhas, coordenadora do Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica, e João Neves Amado, coordenador do Mestrado em Enfermagem Comunitária, na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública.

O diretor da Escola de Enfermagem do Porto, Paulo Alves, encerrou a sessão, reforçando a importância da formação avançada para o desenvolvimento da profissão e para a qualidade dos cuidados de saúde.

No Porto, os novos estudantes tiveram ainda oportunidade de reunir-se com o coordenador local, que apresentou o plano de estudos e os principais desafios do curso, marcando o início de uma etapa de aprofundamento científico e profissional.

Este momento de acolhimento assinalou não apenas o arranque das aulas, mas também o compromisso da Universidade Católica com a excelência académica e com a promoção da Enfermagem enquanto área estratégica para a sociedade.