Católica Nursing Community – Percursos com Impacto: Maria Beatriz Pereira

Terça-feira, Setembro 30, 2025 - 09:53

“O que mais me marcou durante o meu percurso na Universidade Católica foi, sem dúvida, perceber que com esta formação os meus sonhos se poderiam tornar realidade.”

Entrevista a Maria Beatriz Pereira, diplomada da Pós-graduação em Enfermagem do Desporto pela Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa, concluída em 2025.

Atualmente, Maria Beatriz trabalha na Unidade de Cuidados Continuados de Longa Duração da Santa Casa da Misericórdia de Santo Tirso e no Futebol Clube do Porto como enfermeira do futebol feminino.

Acompanho todos os escalões de futebol feminino desde a equipa A até às sub-9 dando apoio aos treinos uma vez por semana e fazendo jogos ao fim de semana.”

Ainda antes de terminar a licenciatura, já sabia que a área do desporto seria o seu caminho. No entanto, nem todos acreditavam nessa escolha. “A maior parte das pessoas à minha volta não achava que fosse uma área com saída profissional, que era uma má aposta em termos de formação e que estava a sonhar alto de mais em achar que algum dia poderia trabalhar num clube de topo.

Foi na Católica que ganhou confiança para contrariar essas vozes. “Ao ingressar nesta formação, fui tendo cada vez mais certezas de que o céu é o limite, que a carreira de enfermagem não tem de passar apenas pela área hospitalar e que com trabalho, dedicação e perseverança tudo se consegue.

 

De que forma a pós-graduação em Enfermagem do Desporto impactou o teu percurso?

A pós-graduação em Enfermagem do Desporto foi transformadora - “Mudou completamente o meu percurso profissional porque me deu ferramentas indispensáveis para a minha prática profissional, especialmente no âmbito desportivo e ainda me proporcionou oportunidades excelentes de aprendizagem e de expansão do meu network.”

 

Quais foram as oportunidades que esta formação proporcionou?

Hoje, Maria Beatriz trabalha exatamente onde sempre sonhou. “Graças a esta formação, tenho a oportunidade de trabalhar na minha área de eleição, no clube dos meus sonhos e com o futebol feminino, modalidade que está a experienciar um grande crescimento atualmente e da qual sou grande fã. Estou muito grata por ter a oportunidade de poder contribuir de alguma forma para este desenvolvimento e crescimento da modalidade.

 

Que conselho deixas aos futuros estudantes de Enfermagem?

A mensagem que deixa aos futuros estudantes de Enfermagem é clara: “Nunca deixem de sonhar por mais difíceis de concretizar que os vossos sonhos pareçam e pensem fora da caixa. A formação na área da enfermagem é imensamente polivalente e os enfermeiros são profissionais com muita adaptabilidade necessários em diversos setores, nunca deixem que vos digam que o percurso do enfermeiro passa apenas pela área hospitalar.”

E conclui: “Cada um de nós tem paixões e definições de sucesso diferentes, e o que realmente importa é que sejamos felizes no nosso trabalho, até porque esse é um aspeto fundamental para sermos profissionais de qualidade.”

 

Fotografias de Maria Beatriz Pereira