Artigo de opinião por Maria João Guerra, docente do Instituto Ciências da Saúde da Universidade Católica no Porto.
A comemoração do Dia Internacional da Parteira tem como objetivo salientar que estes profissionais precisam de ter os recursos necessários para desenvolverem de forma total as suas competências.
O dia 5 de maio foi instituído em 1991, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como o Dia Internacional da Parteira (Internacional Day of Midwife), com o objetivo de salientar a importância do trabalho desenvolvido por estes profissionais em todo o mundo, que, através do seu trabalho, contribuem para a melhoria dos cuidados oferecidos às mulheres.
A intervenção destes profissionais é essencial para a promoção da gravidez saudável, de partos em segurança, e para um crescimento adequado dos recém-nascidos durante o seu primeiro mês de vida. Este dia tem sido comemorado em diversos países, através de diferentes organizações ligadas à promoção dos direitos das mulheres, das quais se destaca o ICM (International Confederation of Midwives) com grande responsabilidade na divulgação e valorização dos contributos destes profissionais para os ganhos em saúde a nível mundial.
Leia o artigo na íntegra no Público