Escolas de Enfermagem da Católica lançam dois novos mestrados com turmas em Lisboa e no Porto

Quarta-feira, Março 19, 2025 - 17:18

As Escolas de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa e no Porto, acabam de lançar dois novos mestrados vocacionados para a formação especializada de profissionais de enfermagem: o Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica e o Mestrado em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública.

Com o propósito de inovar com humanidade e cuidar com conhecimento, os dois mestrados destacam-se pela forte ligação entre ensino, investigação e extensão universitária e visam capacitar enfermeiros para responderem aos desafios contemporâneos dos cuidados de saúde. Cada um dos programas funcionará com uma turma em Lisboa e uma turma no Porto.

O Mestrado em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica foca-se na prestação de cuidados avançados a recém-nascidos, crianças e adolescentes, com base no modelo da parceria de cuidados. A formação baseia-se na melhor evidência científica, integrando a investigação e a prática clínica para promover o desenvolvimento pessoal, profissional e académico dos estudantes. Mais informações sobre o Mestrado em Lisboa e no Porto.

O Mestrado em Enfermagem Comunitária na área de Enfermagem de Saúde Comunitária e de Saúde Pública tem como foco a humanização dos cuidados e a capacitação de grupos e comunidades. A formação recorre à investigação aplicada e à metodologia do planeamento em saúde, consolidando a ligação entre a academia e as necessidades reais das comunidades. Mais informações sobre o Mestrado em Lisboa e no Porto.

Os cursos representam uma oportunidade única para os profissionais que desejam aprofundar conhecimentos e adquirir e desenvolver competências, ao mesmo tempo que criam oportunidades de progressão na carreira. Os candidatos poderão optar por frequentarem a turma de Lisboa ou a turma do Porto. Há, também, bolsas de mérito para os melhores estudantes.

 

A inovação na Enfermagem

Estes novos mestrados reforçam a tradição de inovação das Escolas de Enfermagem da Católica. A investigação conduzida nestes cursos está integrada na "Nursing Research Platform", do Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde (CIIS), e a extensão universitária materializa-se em projetos de impacto social sediados no Centro de Enfermagem da Católica (CEC).

O ensino na área de Enfermagem é fundamentado na investigação feita “na e com” a Comunidade (community-based participatory research), em particular com populações vulneráveis, resultando num serviço à comunidade que apoia o ensino (service-based learning).

Os novos mestrados reafirmam o compromisso da Universidade Católica Portuguesa com a formação de profissionais de enfermagem altamente qualificados, preparados para atuar em contextos complexos e para contribuir ativamente para a melhoria dos cuidados de saúde em Portugal.