O Curso de Enfermagem da Católica desenvolve-se em 4 anos letivos, está acreditado para acesso à profissão de enfermeiro em Portugal e em qualquer país da Europa.
Português
"O Decreto-lei 161/96 de 4 de Setembro, que aprova o Regulamento do Exercício Profissional dos Enfermeiros, define as intervenções dos enfermeiros como autónomas e interdependentes, dirigidas ao indivíduo, famílias, grupos e comunidades e incluindo a prestação de cuidados, a gestão, a formação e a docência, a investigação e a assessoria.
A Ordem dos Enfermeiros, no exercício dos poderes de que foi investida, aprovou um enquadramento conceptual para a profissão de enfermeiro e definiu as competências do enfermeiro de cuidados gerais, a demonstrar aquando do ingresso na profissão, que se agrupam em três grandes domínios: prática profissional, ética e legal; prestação e gestão de cuidados; desenvolvimento profissional.
A par da evolução da profissão e da formação, a Enfermagem tem vindo a afirmar-se como disciplina científica, produzindo conhecimento para um vasto campo de intervenção, tomando como objecto de estudo a resposta humana à doença e aos processos de vida, visando a adaptação (entendida como capacidade para gerir situações adversas) em contínuas transições ao longo de todo o ciclo vital.
É neste contexto nacional muito específico, em que o estádio da profissão e da disciplina é fruto de um caminho de séculos, com múltiplas influências filosóficas, sociais e científicas, que se desenvolve todo o projecto de formação em enfermagem na UCP."