Finalistas de Enfermagem organizaram o 2º Ciclo de Seminários de Integração à Vida Profissional subordinado ao tema “Ser Enfermeiro, que opções?”

Terça-feira, Junho 25, 2024 - 15:28

A Escola de Enfermagem no Porto, da Universidade Católica Portuguesa (UCP), organiza anualmente um conjunto de seminários temáticos sobre experiências profissionais, em áreas onde os enfermeiros exercem funções, de forma a capacitar os seus estudantes finalistas a fazerem as suas escolhas futuras, tendo por base um conjunto de informações fidedignas acerca do exercício profissional.

Nestes seminários, para além de aprenderem com os vários preletores, os estudantes são, também, membros organizadores, preparando-se assim para uma futura vida profissional ativa e interventiva, no âmbito da partilha do conhecimento disciplinar.

Este Ciclo de Seminários debruçou-se sobre 10 temáticas diferentes e ocorreu ao longo de 6 semanas com aproximadamente 15 horas de partilha de experiências.

 

Enfermagem e Emergência

Este Ciclo de Seminários iniciou-se com o tema “Enfermagem e Emergência” que tem por base dar a conhecer aos futuros enfermeiros as funções do Enfermeiro na área da Emergência.

Imagem do grupo

Esteve presente o Enf. António Leal que explorou os desafios permanentes do SIV (Suporte Imediato de Vida), salientando competências fulcrais nos enfermeiros como a liderança, a resiliência e a adaptação a contextos complexos. A importância de encarar o “voo” como o “chão” de modo a estabilizar a vítima em todo o seu transporte por via aérea e de ter sempre presente como prioridade a segurança do doente foram aspetos que a Enfª Isabel Miranda destacou ao longo da sua apresentação. Já o Enfº Gustavo Azevedo pôs a descoberto os desafios que são enfrentados no ambiente hospitalar, salientando a importância de identificar rapidamente sinais de paragem cardíaca para aumentar a probabilidade de recuperação.

 

Enfermagem de Saúde Materna e Obstétrica

Imagem do grupo

Neste 2º seminário, subordinado ao tema da Saúde Materna e Obstétrica, os estudantes finalistas de enfermagem tiveram a oportunidade de conhecer e entender a importância do papel do enfermeiro na experiência positiva da mulher no parto.  Deste modo, estiveram presentes enfermeiras especialista na área, enfermeira Sónia Barbosa e a enfermeira Isabel Ferreira, que partilharam as suas experiências profissionais, referindo as vantagens e desvantagens de seguir este caminho futuramente. Salientaram, ainda, a tendência atual dos partos humanizados que estão a ser a escolha de muitas mulheres. No entanto, ainda é preciso investir-se paulatinamente nesta área e na sua desmistificação.

 

Enfermagem e Associativismo Sindical

Imagem do grupo

Enfermagem e Associativismo Sindical foi o terceiro tema deste Ciclo de Seminários.
Os estudantes de enfermagem, tiveram a possibilidade de conhecer seis sindicatos de enfermeiros que apresentaram as premissas que defendem e o que os diferencia. Deste seminário, a frase chave é que todos os enfermeiros têm o direito de serem sindicalizados e a liberdade de não o ser. Os sindicatos presentes foram: Sindicato Independente Profissionais de Enfermagem, representado pelo Enfª Manuela Pinto; Sindicato dos Enfermeiros Portugueses representado pelo Enfº Nuno Agostinho; Sindicato Independente de Todos os Enfermeiros Unidos representado pela Enfª Gorete Pimentel; Sindicato dos Enfermeiros representado pela Enfª Paula Maia; ⁠Sindicato Nacional dos Enfermeiros representado pelo Enfº Emanuel Boieiro e por último o Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal representado pelo Enfº Carlos Ramalho.

 

Enfermagem e Especialização:

Enfermagem Comunitária, de Saúde Pública e Saúde Familiar

Imagem do grupo

Enfermagem Comunitária, de Saúde Pública e Saúde Familiar foi o tema do 4º seminário.
Este seminário contou com a presença da Enf.ª Vitória Leal que destacou a importância do papel dos enfermeiros na promoção da saúde e no suporte às populações locais. Os desafios e as recompensas de atuar na área da prevenção de doenças e na promoção de políticas de saúde pública foram salientados pela Enf.ª Ana Moreira. Já o Enf.º António Dias encerrou este seminário enfatizando a importância de um atendimento personalizado e contínuo às famílias, sublinhando como a proximidade e a confiança entre enfermeiros e pacientes podem melhorar significativamente os resultados de saúde.

“Este seminário proporcionou uma plataforma de aprendizagem e troca de experiências, sendo um passo significativo na formação dos enfermeiros” concluem os estudantes da comissão organizadora deste seminário.

 

Enfermagem em Estabelecimentos Prisionais

Imagem do grupo

O tema “Enfermagem em Estabelecimentos Prisionais” foi escolhido pelos estudantes de enfermagem para ser debatido neste ciclo de seminários e, por isso, integrou o 5º seminário.
Questões éticas, desafios e oportunidades de trabalhar num estabelecimento prisional foram os temas abordados pelo Enfº Jorge Tavares. a Enfª Tânia Azevedo trouxe-nos a sua perspetiva, enquanto mulher, sobre os desafios de exercer a profissão num estabelecimento prisional e, por fim, o Enfº José Rocha salientou a importância do papel do enfermeiro num estabelecimento prisional feminino.

Este debate representou um passo significativo na compreensão do papel crucial da enfermagem num contexto desafiador, onde se privilegia a intervenção multidisciplinar articulando com os diferentes serviços de saúde e se dá enfâse à promoção da saúde, a adoção de estilos de vida saudáveis e a reinserção social”, referiu uma estudante.

 

Enfermagem e Especialização:

Enfermagem de Reabilitação

Imagem do grupo

Enfermagem de Reabilitação foi o tema deste 6º seminário. Contou com a presença de enfermeiros especialistas em Enfermagem de reabilitação, nomeadamente, a Enfermeira Ana Teresa que destacou a importância de um plano de reabilitação personalizado, salientando as estratégias mais eficazes na promoção da mobilidade e autonomia dos utentes. Em seguida, a Enfermeira Cláudia Veiga apresentou a sua visão e experiência acerca da temática, enfatizando os desafios únicos nos cuidados a pacientes em estado crítico, ressaltando o impacto positivo da reabilitação para a recuperação dos mesmos. A Enfermeira Ana França refletiu sobre o seu papel de enfermeira de reabilitação junto de crianças em situação paliativa e destacando a importância da gestão de limitações e sintomas, suporte emocional, otimização do conforto e qualidade de vida das crianças e respetivas famílias.

 

Enfermagem do Desporto

Imagem do grupo

O 7º seminário abordou a Enfermagem no Desporto.

Neste seminário reuniram-se profissionais experientes na área, para discutir e apresentar as suas experiências e desafios, proporcionando assim uma visão abrangente e detalhada das responsabilidades e competências dos enfermeiros no ambiente desportivo. Tiago Maia, enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação, retratou os benefícios e os desafios de ser um enfermeiro do desporto e um atleta profissional. Posteriormente, o enfermeiro Pedro Rebelo apresentou a sua experiência enquanto coordenador da urgência e traumatologia da Federação Portuguesa de Futebol. O enfermeiro Daniel Cunha abordou a integração do conhecimento acadêmico e da prática profissional na enfermagem do desporto, relacionado com as abordagens inovadoras na gestão da saúde e no desempenho dos atletas.

Os relatos destes profissionais evidenciaram a importância da presença de enfermeiros qualificados nas equipas desportivas, contribuindo significativamente para a saúde e para o desempenho dos atletas.

 

Enfermagem, Saúde e Inteligência Artificia

Imagem do grupo

A Inteligência Artificial deu tema ao 8º seminário. Contou com a presença do Enfermeiro Hélder Palheira, Professor Paulo Alves e Enfermeiro Fernando Macedo, convidados de renome neste ramo pouco explorado da Saúde.

Hélder Palheira explicou os conceitos de deep learning e machine learning. Já Paulo Alves apresentou o Digital Healthcare Wearables e Wound Dressing. Dentro da ética, Fernando Macedo mencionou as implicações que a Inteligência Artificial tem para o exercício profissional de enfermagem.

O seminário encerrou com a premissa e possível certeza de que apesar da Inteligência Artificial ser um hot topic do momento, não irá substituir a posição dos enfermeiros, mas sim aumentar a eficiência e a qualidade dos cuidados prestados.

 

Enfermagem e a Ordem dos Enfermeiros

Imagem do grupo

A Ordem dos Enfermeiros desempenha funções na promoção da excelência e regulação da prática de Enfermagem e por isso marcou presença neste ciclo de seminários.
Contou com a participação do Enf.º José Ribeiro, Presidente do Conselho de Enfermagem Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros e o Enf.º Fernando Macedo, Presidente do Conselho Jurisdicional Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros.

O Enf.º José Ribeiro, apresentou a Ordem dos Enfermeiros, salientando as funções e apoios que a Ordem dos Enfermeiros dispõe para Enfermeiros recém-licenciados. Já o Enf.º Fernando Macedo abordou o papel da Ordem dos Enfermeiros no contexto da Ética e Responsabilidade profissional, realçando o apoio jurídico que a Ordem dos Enfermeiros fornece aos enfermeiros. Foram apresentados casos clínicos de forma a entender como é que a Ordem dos Enfermeiros atua, jurisdicionalmente, nessas situações, apelando à participação do público e debate entre os convidados.

 

Enfermagem e Especialização:

Enfermagem Médico-Cirúrgica

Imagem do grupo

O último seminário deste Ciclo de Seminários teve como tema a Enfermagem Médico-Cirúrgica, que contou com a presença de três enfermeiros especialistas na área.
A Enfª Amélia Ferreira abordou o tema do doente crítico, referindo as competências específicas do enfermeiro especialista na área do doente crítico. O Enfº André Raposo abordou o doente no peri-operatório, discutindo as melhores práticas para garantir a segurança e o bem-estar do doente antes, durante e após procedimentos cirúrgicos. Por fim, a Enfª Maria Jesus Torres explorou o cuidado ao doente crónico e ao doente paliativo, sublinhando a importância de uma abordagem humanizada e contínua para melhorar a qualidade de vida destes pacientes.

O seminário foi uma oportunidade enriquecedora para os participantes, oferecendo uma visão abrangente e aprofundada sobre diferentes especializações na área de Enfermagem Médico-Cirúrgica, essencial para a formação e desenvolvimento profissional dos futuros enfermeiros” concluiu um dos estudantes finalistas da comissão organizadora.