Pedro Melo, docente do Instituto de Ciências da Saúde/Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa, participou numa conferência mundial que juntou vários Continentes na reflexão da “Saúde como um Bem comum” a partir da problemática da pandemia por Covid-19.
O tema apresentado pelo docente foi a “Abordagem da Enfermagem no contexto da Saúde Comunitária”, evidenciando os contributos dos Enfermeiros para a promoção da Saúde Comunitária e da Saúde Pública, nomeadamente no contexto de emergência(s) social(ais) potenciadas pela pandemia por Covid-19.
Entre os participantes estiveram o Ministro da Saúde de Myanmar, membros do Governo de Itália e investigadores da Universidade de Parma e de Trento na Itália, da Universidade de Rio Grande do Sul no Brasil, da Universidade de Freiburg na Alemanha e o Diretor de Relações Internacionais de uma ONG de África. Pedro Melo representou a Universidade Católica Portuguesa.
Das principais conclusões destaca-se que a Covid-19 é apenas um fio de um novelo de problemáticas relacionadas com a Saúde, que exige uma integração de cuidados globais onde todos são chamados a intervir para proteger a Saúde como um bem cada vez mais comum, num mundo cada vez mais globalizado.
