Universidade Católica no Porto promove mostra que aproxima estudantes do mercado de trabalho

Quarta-feira, Novembro 19, 2025 - 10:06

A Universidade Católica Portuguesa no Porto voltou a abrir as portas ao futuro profissional dos seus estudantes com mais uma edição do RUMO, uma mostra de empregabilidade que, este ano, reuniu 68 empresas nacionais e internacionais no campus.

“Este é um evento que nos enche de orgulho e que já vai fazendo história na nossa universidade”, partilhou Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa para o campus do Porto. Enquanto espaço de diálogo e proximidade, acrescenta, o RUMO reforça “o compromisso da Católica em preparar os seus alunos para contextos de trabalho cada vez mais transversais e interdisciplinares, desafiando-os a integrar diferentes saberes e competências.”

Um espaço de encontro entre talentos e oportunidades

Conhecer as empresas, conseguir alguns contactos e fazer networking” são os objetivos que levam estudantes como Laura Damha a participar no RUMO. A aluna, que fez questão de trazer o currículo para entregar em mão, sublinhou “a importância do contacto com as empresas, pessoa para pessoa, olho no olho”. Já Margarida Leite, prestes a concluir a licenciatura, valoriza a mostra para procurar estágios e experiências práticas que enriqueçam o seu percurso, revelando-se “motivada, e mais orientada sobre o que seguir e que oportunidades procurar”.

Do lado das empresas, o entusiasmo é recíproco. Para Sofia Ganchas, da Deloitte, o RUMO é “uma ótima oportunidade para conhecer os talentos da Católica” e para aproximar os estudantes do contexto real do trabalho. Ricardo Ribeiro, da PwC, destaca o caráter formativo do evento: “é uma oportunidade para os estudantes conhecerem os colaboradores das empresas, perceberem o dia a dia e o que podem esperar ao entrar no mercado de trabalho”. Dirigindo-se aos alunos, Catarina Meireles, da Infineon, aconselha: “não tenham medo de arriscar - candidatem-se às vagas que vos interessam e invistam no networking desde o início”.

Num total de 76 stands, durante dois dias, 68 empresas marcaram presença no RUMO 2025: Adecco Recruitment; Amcor; Ascendi; BA Glass; Banco de Portugal; BPI; Brasmar; Câmara Municipal do Porto; Century21; Danone; Domus Social; Engel & Volkers; Exército Português; EY; FORVIA; Frulact; Fundação da Juventude; GKN Automotive; Grupo JAP; Hays; Instituto Diplomático - Ministério dos Negócios Estrangeiros; KPMG; Lactogal; LGG Advisors; NORS; Onegs, Unipessoal Lda; Ordem dos Notários; Real Vida Seguros; Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde; Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde - Programa Incorpora; SBM Offshore; Sonae MC; Talent Portugal; Valor T (Santa Casa da Misericórdia Lisboa); Voltalia Portugal, S.A.; Wall Street English; Worten; Adritem - Associação de Desenvolvimento Regional Integrado das Terras de Santa Maria; Caetano Automotive Portugal Distribution, Salvador Caetano África & Caetano Mobility; Caixa Geral de Depósitos; Continental Mabor; Decskill – Tecnologias de Informação, Lda.; Deloitte; EB Consultores; Eurofirms / Claire Joster; Forvis Mazars; Good4life; HB Fuller; Hitachi Solutions Portugal; Hôma; Hotel Infante Sagres; Infineon Technologies; Inova+ - Innovation Services, S.A; InterContinental Porto; Job Impulse; Living Tours; Lusíadas Saúde; Optiwisers; Parfois; PwC; Randstad Portugal; Rangel Logistics Solutions; Ryan Portugal; Schneider Electric Portugal; Sodexo; START Esposende; TekPrivacy; The Fladgate Partnership.

O RUMO 2025 realizou-se nos dias 12 e 13 de novembro, assinalando a 15.ª edição de um evento que continua a afirmar-se como espaço onde as ambições profissionais ganham força. No dia 18 de novembro, a Universidade Católica no Porto acolheu também o RUMO Advocacia, onde marcaram presença mais de duas dezenas de Sociedades de Advogados