A Universidade Católica vai lançar no próximo ano letivo 2025/2026 três mestrados em Enfermagem. Oferta visa responder a necessidades do país, onde apenas 30,6% dos enfermeiros são especialistas em alguma área.
As Escolas de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa anunciam um reforço da oferta para o próximo ano letivo 2025/2026, com o lançamento de três mestrados. Os programas vão formar especialistas qualificados para responder às necessidades crescentes do sector da saúde.
Em Portugal, apenas 30,6% dos enfermeiros em Portugal são especialistas, de acordo com o Anuário Estatístico de 2024 da Ordem dos Enfermeiros. O número é considerado “manifestamente insuficiente” face às necessidades do Serviço Nacional de Saúde e do sistema de saúde em geral.
Os novos mestrados cobrem três áreas especificas: Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermagem em Saúde Infantil e Pediátrica e Enfermagem Comunitária e vão ser ministrados em Lisboa e no Porto, revelam Amélia Simões Figueiredo, diretora da Escola de Enfermagem de Lisboa, e Paulo Alves, diretor da Escola de Enfermagem do Porto, ao Jornal Económico.