O sistema de saúde em Portugal enfrenta atualmente um período de significativa pressão, no qual os profissionais de saúde se veem frequentemente impossibilitados de responder, em tempo útil, às crescentes necessidades da população. Neste contexto, a inteligência artificial surge como uma ferramenta com potencial para otimizar processos e libertar tempo dos profissionais de saúde, permitindo-lhes concentrar-se nas dimensões do cuidado que exigem presença, relação e empatia. Contudo, a integração destas tecnologias no contexto da saúde levanta importantes questões éticas, relacionadas com a autonomia, a privacidade, a responsabilidade profissional e a equidade no acesso aos cuidados.
É precisamente sobre estes desafios éticos emergentes que Hortense Cotrim, Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem (Lisboa), irá centrar a sua intervenção na próxima sessão das Católica Nursing Talks, intitulada “Inteligência artificial em saúde: aspetos éticos emergentes”. A moderação ficará a cargo de Sofia Nunes, Docente na Escola de Enfermagem (Porto).
22-01-2026 | 18h00 | Online via Zoom
Nota: O certificado de presença no Webinar só será emitido, caso o participante permaneça online, por um período igual ou superior a 80% da carga horária total da sessão