Photo of Inês Pires Moreira

Inês Pires Moreira

Pós-graduação em Enfermagem do Desporto

A Pós-Graduação em Enfermagem do Desporto foi um verdadeiro ponto de viragem na minha vida profissional. Permitiu-me sair do percurso mais tradicional da enfermagem hospitalar/clínica e direcionar-me para aquilo que realmente gosto e sempre ambicionei. Graças a esta formação, hoje trabalho como enfermeira no Futebol Clube do Porto, o clube do meu coração. Esta especialização deu-me as ferramentas certas para atuar num contexto de desporto de alto rendimento, onde o enfermeiro tem um papel essencial — desde a prevenção de lesões à resposta imediata em campo, passando pelo acompanhamento da saúde física e mental dos atletas. Deu-me não só competências, mas a confiança para seguir o meu verdadeiro caminho, encontrando finalmente o equilíbrio entre a minha profissão e a minha paixão.

Photo of Miguel Martins

Miguel Martins

Pós-graduação em Enfermagem do Desporto

A prática do Desporto, é cada vez mais contextualizada como um verdadeiro gesto/ação terapêutica, com atuação não só na prevenção como na resolução e atenuação de imensas condições de doença e nos seus efeitos na qualidade de vida futura, sendo uma área emergente e essencial. Com este grande espectro de competências únicas adquiridas nesta Pós-graduação, faz com que o Enfermeiro se posicione como um elemento-chave no acompanhamento do atleta: desde a promoção da saúde, prevenção da lesão, vigilância clínica, apoio à recuperação funcional, e de forma única e verdadeiramente diferenciadora, na actuação e gestão nas situações agudas bem como no trauma decorrente do contexto desportivo.

Ao longo da minha carreira, dentro de um lote de formação de intervenção no contexto de Emergência pré-hospitalar, todo este conhecimento, integrado no espectro de intervenção dentro de uma equipa multidisciplinar, aliado às imensas áreas em que a Enfermagem sustenta o seu papel e intervenção, esta Pós-graduação surge, precisamente, para responder à lacuna existente na formação especializada de enfermeiros que atuam (ou desejam atuar) no contexto desportivo. Em complemento a todo o referencial científico importante, evidência e integração de uma actuação consolidada numa vertente multidisciplinar é aqui que o vasto conhecimento e experiência do corpo docente faz a integração deste papel fundamental e agregador que está perfeitamente no campo de atuação do Enfermeiro no Desporto, sistematizando o que a perícia e o olhar atento do Enfermeiro, perante o receptor do seu cuidado e atenção, atento às suas necessidades físicas, emocionais e sociais.

Esta formação aliada ao rigor científico, bem como a prática baseada na evidência, com uma visão holística da pessoa, preparou-me ainda mais para intervir de forma segura, ética e diferenciadora integrado em equipas multidisciplinares, clubes, eventos desportivos em diversos escalões de formação e até mesmo em contextos comunitários. Com esta formação, consigo agora aliar uma importante área de profundo interesse e de conforto pessoal e técnico no meu quotidiano, agora com uma sensibilidade muito mais técnica, integrada e com um foco muito mais profundo, com competências sensíveis e diferenciadoras.