Pós-graduação em Enfermagem do Desporto

• 05, 06, 19 fevereiro

Avaliação: 30 nov, 14 e 21 dez, 25 jan e 29 fev

Introdução ao Estágio: 20 fev

Horário previsto: Segundas e terças-feiras (9h-13h e 14h-16h).

Locais de Funcionamento

A Pós-Graduação decorrerá em Lisboa e no Porto. As aulas serão em b-learning.

As aulas presenciais decorrem na Universidade Católica Portuguesa (Campus Palma de Cima – Turma Lisboa | Centro Regional do Porto – Turma Porto) .

As aulas síncronas decorrerão em regime online (Plataforma Zoom).

Ordem-dos-Enfermeiros-SELO

A 3ª edição da Pós-graduação em Enfermagem do Desporto está acreditada pela Ordem dos Enfermeiros para competência acrescida diferenciada em enfermagem no desporto.

Regulamento da Competência Acrescida Diferenciada

Declaração de retificação do Regulamento

A titularidade deste curso não afasta a necessidade de cumprimento dos demais requisitos necessários à atribuição da Competência Acrescida, pela Ordem dos Enfermeiros.

Coordenadores

Cristina Marques Vieira
Alexandre Rodrigues

Program Description

Tem-se verificado nas últimas décadas um aumento significativo da prática de exercício físico e de desportos em geral, o que lança novos desafios em várias áreas. Em Portugal, precisamos investir na formação científica e técnica dos profissionais de saúde que atuam nesta área, nomeadamente dos enfermeiros, no sentido de acompanhar as novas exigências em saúde colocadas à prática desportiva.

O atleta é incentivado a superar-se constantemente, nas várias dimensões da pessoa. O Enfermeiro, através da atenção à singularidade de cada um, é determinante no contributo para a saúde individual e coletiva dos atletas e praticantes de exercício físico.

Os “Padrões de Qualidade” da Ordem dos Enfermeiros destacam - relativamente à readaptação funcional - que na “procura permanente da excelência no exercício profissional, o enfermeiro conjuntamente com o cliente, desenvolve processos eficazes de adaptação aos problemas de saúde”. Assim, esta disposição também é aplicável ao enfermeiro no âmbito desportivo, na promoção e educação para a saúde, nos mais variados contextos e modalidades. Esta realidade leva a que o enfermeiro, ao intervir com o desportista, tenha de mobilizar diversas competências. É esse desenvolvimento de competências que se constitui como finalidade principal desta pós-graduação.

A Enfermagem do Desporto não existe ainda como entidade científica e profissional própria. Esta Pós-graduação em Enfermagem do Desporto visa dotar os enfermeiros de conhecimento e de competências neste domínio, promovendo assim o seu desenvolvimento.

More Information

Cursos Enfermagem - Formação Pós-Graduada
Helena Zacarias
E-mail: helena.zacarias@ucp.pt
Tel: (+351) 21 426 98 32

Inscrições abertas para a 4ª edição
Início do curso:
6 de novembro 2023

Calendário:
  • 06, 07, 13, 14, 20, 27, 28 novembro
  • 04, 05, 11, 12, 18, 19 dezembro
  • 08, 09, 15, 16, 22, 23, 25, 29, 30 janeiro
  • 05, 06, 19 fevereiro

Avaliação: 30 nov, 14 e 21 dez, 25 jan e 29 fev

Introdução ao Estágio: 20 fev

Horário previsto: Segundas e terças-feiras (9h-13h e 14h-16h).

Locais de Funcionamento

A Pós-Graduação decorrerá em Lisboa e no Porto. As aulas serão em b-learning.

As aulas síncronas decorrerão em regime online (Plataforma Zoom).

Ordem-dos-Enfermeiros-SELO

Regulamento da Competência Acrescida Diferenciada