Pós-graduação em Enfermagem do Desporto

Tel: (+351) 21 426 98 32

Inscrição abertas para 5ª edição
Início previsto para outubro 2024

Horário previsto: Segundas e Terças-feiras (9h-13h e 14h-16h).
Calendário brevemente disponível

Locais de Funcionamento

As aulas serão em b-learning. O estágio é presencial e decorre em entidades parceiras, que permitam o desenvolvimento de competências específicas nesta área.

As aulas presenciais decorrem na Universidade Católica Portuguesa (Campus Palma de Cima, 1649-023 Lisboa e R. de Diogo Botelho 1327, 4169-005 Porto).

As aulas síncronas decorrerem com recurso ao software Zoom Colibri FCCN.

Ordem-dos-Enfermeiros-SELO

Encontra-se em curso o pedido de acreditação desta formação submetido à Comissão de Acreditação e Creditação da Formação da Ordem dos Enfermeiros para o biénio 2024-26

Regulamento da Competência Acrescida Diferenciada
Declaração de retificação do Regulamento

A titularidade deste curso não afasta a necessidade de cumprimento dos demais requisitos necessários à atribuição da Competência Acrescida, pela Ordem dos Enfermeiros.

Coordenadores

Rafael Bernades
Teresa Amaral

Program Description

Nas últimas décadas, a prática de exercício físico de forma recreativa, como a de desportos de alta competição, tem ganho mais importância, o que lança novos desafios em várias áreas.

Em Portugal, precisamos de investir na formação científica e técnica dos profissionais de saúde que atuam nesta área, nomeadamente dos enfermeiros, no sentido de acompanhar as novas exigências em saúde colocadas à prática desportiva.

Neste sentido, o atleta é incentivado a superar-se constantemente e, o enfermeiro, através da atenção à singularidade de cada um, é determinante no contributo para a saúde individual e coletiva dos atletas.

Os “Padrões de Qualidade” da Ordem dos Enfermeiros destacam - relativamente à readaptação funcional - que na “procura permanente da excelência no exercício profissional, o enfermeiro, conjuntamente com o cliente, desenvolve processos eficazes de adaptação aos problemas de saúde”. Na área do desporto, o enfermeiro deve, também, procurar a promoção da saúde e a prevenção da doença, cuidando o atleta como um todo, sem esquecer que é uma pessoa inserida numa comunidade e com um projeto de vida concreto. Esta realidade leva a que o enfermeiro, ao intervir com o desportista, tenha de mobilizar diversas competências. É este desenvolvimento que se constitui como finalidade principal desta pós-graduação.

Constata-se que, atualmente, a Enfermagem do Desporto não existe como entidade científica e profissional própria. Esta pós-graduação visa, assim, dotar os enfermeiros de conhecimento e de competências neste domínio, promovendo assim o seu desenvolvimento.

More Information

Cursos Enfermagem - Formação Pós-Graduada
Helena Mendes
E-mail: hmendes@ucp.pt
Tel: (+351) 21 426 98 32

Inscrição abertas para 5ª edição
Início previsto para outubro 2024

Horário previsto: Segundas e Terças-feiras (9h-13h e 14h-16h).
Calendário brevemente disponível

Locais de Funcionamento

As aulas síncronas decorrerem com recurso ao software Zoom Colibri FCCN.

Ordem-dos-Enfermeiros-SELO

Regulamento da Competência Acrescida Diferenciada