Entre outubro de 2020 e janeiro de 2021, estudantes e professores de Enfermagem da Católica no Porto, apoiaram 15 famílias no cuidado aos seus membros mais frágeis, realizando 45 visitas domiciliárias. As visitas domiciliárias foram complementadas, por força das restrições impostas pela pandemia, por mais de 40 contactos telefónicos que facilitaram a continuidade dos cuidados a estas famílias. Estas atividades foram realizadas no âmbito do Ensino Clínico 10 - Intervenção na comunidade, inseridas num projeto de colaboração entre o Centro de Enfermagem da Católica e a Cáritas Diocesana do Porto (CDP), em que participaram três docentes e seis estudantes.
Em 2019 a CDP lançou o projeto "+ Saúde na Família" que visa apoiar as "famílias da diocese para cuidarem dos seus membros mais frágeis, nomeadamente doentes e muito idosos" com a colaboração da Escola de Enfermagem da Católica, que associa as vertentes de ensino (integrando docentes e estudantes de enfermagem finalistas), investigação e responsabilidade social.
Esta parceria promove oportunidades de aprendizagem em serviço para os estudantes e ganhos para a comunidade de intervenção da Cáritas, na medida em que são diagnosticadas necessidades em saúde e implementadas intervenções personalizadas, que ajudam os familiares cuidadores no desempenho do seu papel levando mais saúde a estas famílias.
Veja aqui a reportagem da RTP sobre a Semana Nacional da Cáritas.