Escola de Enfermagem promove Conferência sobre Inovação e Criatividade na Saúde

Wednesday, February 26, 2025 - 12:45

Especialistas da indústria farmacêutica, pioneiros do empreendedorismo social e líderes do contexto clínico estiveram no Porto para explorar as interseções entre inovação, tecnologia, empreendedorismo social e práticas avançadas em saúde. A Conferência "Inovação e Criatividade na Saúde: Novas Fronteiras e Impactos Reais", organizada pela Escola de Enfermagem (Porto) da Universidade Católica Portuguesa, realizou-se a 10 de fevereiro, a partir das 9h30, no Auditório Ilídio Pinho, no Porto.

A cerimónia de abertura contou com a presença do Diretor da Escola de Enfermagem (Porto), Paulo Alves, que salientou a importância de incentivar o desenvolvimento de soluções sustentáveis, eficazes e inovadoras para enfrentar os desafios cada vez mais complexos da saúde.

O evento contou com diversas intervenções de representantes de organizações como AstraZeneca, Medtiles, DivisonCare, Arka Medical, Sonae MC e também associações como o Instituto Português da Afasia, Vencer Autismo, Vintage for a cause, entre outros.

O momento também ficou marcado pela apresentação dos projetos inovadores dos estudantes da Licenciatura em Enfermagem, desenvolvidos no âmbito da Unidade Curricular de Criatividade e Inovação, que evidenciam o foco e o compromisso que a Escola de Enfermagem (Porto) assume com a formação de profissionais altamente capacitados para lidar com as transformações da saúde e para serem líderes na inovação da saúde.

A inovação, a criatividade e o empreendedorismo social foram apresentados como forças propulsoras de mudanças significativas na forma como os cuidados de saúde são prestados, com impacto direto na vida das pessoas e na sustentabilidade dos sistemas de saúde a nível global.

Ao longo da conferência, ficou evidente que, para enfrentar os desafios da saúde no futuro, será fundamental apostar em soluções criativas, em um ambiente de constante evolução tecnológica e com uma visão multidisciplinar, envolvendo todos os atores desta mudança. A conferência "Inovação e Criatividade na Saúde: Novas Fronteiras e Impactos Reais" destacou, assim, o papel crucial da inovação na construção de soluções na saúde mais eficientes, inclusivas e sustentáveis para as gerações futuras.