Press News & Events

Rosa Silva: "Relações, felicidade… e o tornar-se idoso"

Thursday, October 1, 2020 - 10:30
Publication
Público

Vivemos o dia-a-dia numa boa e atarefada corrida! Possivelmente agora menos acelerada devido à pandemia que nos imobilizou em muitas das nossas apressadas responsabilidades! Mas, nessa corrida do dia-a-dia, mais ou menos acelerada, certamente já reservou alguns minutos para pensar:

O que pode fazer hoje para colher frutos de felicidade no amanhã? Sendo que o amanhã será a nossa velhice. Eu sei que pode parecer um pouco assustador para alguns pensarem na velhice! Mas eu desejo poder vivê-la com muita felicidade! Por isso, dou por mim a pensar onde devo hoje despender e investir o meu tempo para colher essa felicidade no meu amanhã!?

Um dos estudos mais longos conduzido com seres humanos, com o objectivo de entender o que mantém as pessoas saudáveis e felizes ao longo da vida, liderado pelo famoso psiquiatra Robert Waldinger, já nos deu parte dessa resposta. Esse estudo, desenvolvido na Harvard Medical School, focado no desenvolvimento adulto, acompanhou a vida de 724 homens americanos e em alguns deles ao longo de praticamente 80 anos, tendo verificado que não foi a condição de saúde física que tornou as suas vidas mais longas. Como também não foi a capacidade económica que a tornou mais feliz! Verificaram que a solidão e a depressão matam. Provavelmente, tanto como o tabaco e o álcool. E que ter más relações com os parceiros e os demais é tão prejudicial como não as ter.

Ler artigo completo aqui.