Estudantes do último ano da licenciatura em Enfermagem estiveram envolvidas num rastreio de saúde às crianças e jovens atletas da Escola Municipal de Futebol de Gaia que contou com a participação de 53 crianças e as suas famílias. A iniciativa decorreu no âmbito do projeto “Mais Saúde no Desporto”, em colaboração com a associação “Talentos de Campeão” da Escola Municipal de Futebol de Gaia. Este projeto, focado no desenvolvimento holístico de crianças e jovens atletas, pretende promover a inclusão e a saúde dos seus atletas.
Este diagnóstico, que decorreu a 18 de outubro no âmbito da unidade curricular Ensino Clínico 10 – Intervenção na Comunidade no Centro de Enfermagem da Católica (CEC), é um passo importante para a continuidade da promoção da saúde das crianças e jovens, especialmente para aqueles que proveem de contextos mais vulneráveis.
As estudantes Cristina Pinto e Maria João Dias destacaram a importância desta experiência, referindo que “a (im)percetibilidade de um cuidar pode fazer toda a diferença no bem-estar e na vida das crianças”. A partir de iniciativas como esta, o projeto “Mais Saúde no Desporto” não só contribui para a saúde física dos jovens, mas também para o seu desenvolvimento integral, reforçando o papel do desporto como um veículo de inclusão e promoção do bem-estar na comunidade.