A Escola de Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa do Porto foi durante os 4 anos da licenciatura uma casa cheia de conhecimento científico e de amizade.
A UCP foi fundamental para que pudesse adquirir e desenvolver competências de conhecimento científico, de forma, a conseguir aplicá-las na prática clínica, com uma visão mais holística, cada doente/cliente, família e sociedade. O ambiente entre Professores /alunos foi e é fundamental para a nossa aprendizagem. Por um lado, a exigência em cada cadeira, em cada estágio realizado ao longo dos 4 anos e agora no Mestrado em Enfermagem. Por outro lado, a possibilidade de podermos olhar para a Enfermagem enquanto ciência permitiu-me identificar um corpo de conhecimentos cruciais para a comunidade científica e para a sociedade, dignificando a Profissão de Enfermagem, como ciência e uma arte, diferenciadora no cuidar.
- Escolhi os Turnos, porque sei que o escuro da noite amedronta os enfermos.
- Escolhi estar presente na dor, porque já estive muito perto do sofrimento.
- Escolhi servir ao próximo, porque sei que todos nós um dia precisamos de ajuda.
- Escolhi o branco, porque quero transmitir paz.
- Escolhi estudar métodos de trabalho, porque os livros são fonte saber.
- Escolhi ser Enfermeira, porque amo e respeito a vida! Florence Nightingale.
A realização do Mestrado em Enfermagem representa um caminho de crescimento pessoal, profissional e científico. Permite que as nossas intervenções de Enfermagem possam ser diferenciadoras junto dos nossos doentes/clientes, podendo assim promover uma melhor qualidade de vida aos nossos clientes, em todos os seus processos de transição saúde/doença, ao longo de todo o ciclo da vida.